A relação de jovens do Ensino Médio com a política: análises a partir de grupos de estudantes de escolas públicas de São Paulo-SP e Itapevi-SP

Humberto Dantas, Roberto Eduardo Lamari

Resumo


O que os jovens pensam sobre a política? Como enxergam e avaliam mecanismos formais da lógica representativa? Quanto demandam de conhecimento, reconhecendo a escola como importante local para o desenvolvimento de tais conteúdos políticos? O presente artigo busca dialogar com tais questões analisando, comparativamente, a percepção de jovens estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de Itapevi, Grande São Paulo, e da capital paulista envolvidos em atividades de educação política desenvolvidas pela Câmara Municipal de Itapevi e pela Fundação Konrad Adenauer. A análise é quantitativa e se dará por meio da avaliação dos resultados de questionários padronizados e auto preenchidos. O intuito é contribuir para o debate acerca da visão política dos jovens e adensar debates que buscam comparar as visões de estudantes de diferentes cidades. Parte-se da hipótese de que tais discentes têm percepções próximas, não servindo “a cidade” como variável explicativa de fenômenos atrelados a tais percepções, o que corrobora comparativos feitos entre Suzano-SP e Araraquara-SP, e entre São Paulo-SP, Belém-PA e Macapá-AP.

Palavras-chave


Democracia, educação política, juventude, percepção política

Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Uma defesa das regras do jogo. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

COSSON, Rildo. Escolas do legislativo, escola de democracia. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2008.

COSSON, Rildo. O Estágio-Visita como Educação para a Democracia. Cadernos Adenauer XVII, nº1: Educação Política no Brasil: reflexões, iniciativas e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2016.

DANTAS, Humberto, NASCIMENTO, Alessandra e SILVA, Bruno. Mapeando o que os jovens pensam sobre a política: as experiências formativas de Araraquara (SP) e Suzano (SP). Cadernos da Escola do Legislativo. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Volume 8, número 29, 2016.

DANTAS, Humberto, ESTRAMANHO, Rodrigo. Como a juventude se relaciona com a democracia: compreensões com base em pesquisas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVI, vol I, 2015.

DANTAS, Humberto, SILVA, Felipe, GARCIA, Marcelo e VIRGOLINO, Ronival. Educação política, democracia e demanda jovem: a visão de estudantes de ensino médio sobre a política. Artigo enviado para a revista E-Legis do Centro de Formação (CEFOR) da Câmara dos Deputados – aguardando parecer.

DANTAS, Humberto. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015 em ações da Fundação Konrad Adenauer. 2016.

DANTAS, Humberto. Educação Política. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer, 2017.

DANTAS, Humberto. O jovem e a educação política – ampliar as atividades em ano de tensão política. Série Brasil em Foco, Fundação Konrad Adenauer, dezembro de 2019.

DANTAS, Humberto. SCHIAVI, Iara. O ILP e a educação política: percepções com base em atividades de formação. Revista do ILP, São Paulo, ano 1, n. 1, 2014.

DANTAS, Humberto; SOARES, Aline; SOARES, Maria Isabel; LAMARI, Roberto. Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, ano XI, v. 3, 2010.

FORLINI, Danilo. Construindo caminhos para a educação política: a percepção dos alunos como um meio para pensar a educação para a democracia. Unesp, Araraquara, dissertação apresentada para a obtenção do título de mestre em educação escolar. 2015.

PEDREIRA, Beatriz. Sonhos da juventude brasileira: a política além do voto. Cadernos Adenauer XVI, nº1: Juventudes no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2015.

PELLANDA, Andressa. Potencialidades e limitações da educação política no currículo escolar brasileiro: um resgate histórico e uma análise de contexto. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, 2016.

REZENDE, João Francisco. Educação escolar, hábitos e atitudes políticas: considerações sobre a experiência brasileira. Cadernos Adenauer XI, nº3: Educação Política: reflexões e práticas democráticas. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957