EXPECTATIVAS E RESULTADOS DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO PROCESSO LEGISLATIVO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ (2005-2011)

José Augusto Hartmann

Resumo


Este paper trata da relação entre grupos organizados do eleitorado com o processo de tomada de decisões realizado no Legislativo Estadual. Toma-se, para isso, os interesses manifestos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), divulgados na Agenda Legislativa da Indústria entre 2005 e 2011. Esses dados são comparados ao resultado final da tramitação dos Projetos de Lei (PLs) na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Objetiva-se verificar o sucesso da relação entre o grupo de interesse, capaz de atrair para si os custos de uma ação coletiva, com a Assembleia Legislativa no tratamento dado aos PLs em foco. A metodologia empregada aproxima-se daquela utilizada por Wagner Mancuso ao examinar a relação do empresariado nacional, representado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o Congresso Nacional. Estabelece-se um índice de sucesso para os interesses manifestos pela Fiep e a situação final dos PLs na Alep, verificando-se a correspondência entre a posição da entidade e o resultado final do processo legislativo. Esses dados levam à necessidade de inferências sustentadas em dados específicos. Assim, compara-se o padrão dado aos PLs pelo Legislativo, tendo-se em vista como esse fato interfere no índice, e compara-se o resultado dos PLs entre setores/assuntos diferentes. Com isso, verifica-se como o empresariado industrial do estado do Paraná, ainda que atingindo um índice de sucesso inferior ao da CNI, apresenta-se como interessado pelo processo legislativo, dada a posição de locus importante no processo decisório da Assembleia Legislativa, num movimento de ruptura com o insulamento burocrático, e encontrando responsividade do parlamento estadual.


Palavras-chave


Grupos de Interesse; Processo Legislativo; Índice de Sucesso, Fiep

Texto completo:

PDF

Referências


ALIPR. Agenda Legislativa da Indústria do Estado do Paraná. Curitiba: 2005-2011.

BOSCHI, R. Elites industriais e democracia: hegemonia burguesa e mudança política no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

BOSCHI, R.; DINIZ, E. Globalização e Elites Empresariais: padrões alternativos de relações entre os setores Público e Privado no Brasil. Petrópolis-RJ: Anais do 24o Encontro Anual da ANPOCS, 2000.

CARDOSO, F. H. Autoritarismo e Democratização. In: Autoritarismo e Democratização. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. p. 165–186.

IBM CORP. IBM SPSS Statistics for Windows. Armonk, NY. IBM Corp., 2012.

DAHL, R. Who Governs? Democracy and Power in an American City. New Heaven and London: Yale University Press, 1989.

DINIZ, E. Corporativismo em transição. In: Crise, Reforma do Estado e Governabilidade: Brasil 1985-95. [s.l.] Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997. p. 11–39.

DOCTOR, M. Business and Delays in Port Reform in Brazil. Brazilian Journal of Political Economy, v. 22, n. 2, p. 79–101, 2002.

MANCUSO, W. P. O lobby da indústria no Congresso Nacional: empresariado e política no Brasil contemporâneo. São Paulo: EdUsp, 2007.

MARTINS, L. Estado capitalista e burocracia no Brasil pós-64. 2a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

PARANÁ. Regimento Interno Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 2013.

SCHMITTER, P. C. Development, Political Groups and Interest Politics. In: Interest Conflict and Political Change in Brazil. Stanford: Stanford University Press, 1971.

SCHWARTZMAN, S. As bases do autoritarismo brasileiro. 4a. ed. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007.

TOMIO, F. R. DE L.; RICCI, P. O Governo Estadual na Experiência Política Brasileira: os desempenhos legislativos das Assembléias Estaduais. Revista de Sociologia e Política, v. 21, n. 41, p. 193–217, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957