OUTSIDERS, OUTLIERS E MÍDIAS DIGITAIS: O CASO DOS DEPUTADOS PARANAENSES.

Rafael Linhares e Padilha, Sergio Soares Braga

Resumo


O objetivo do artigo foi realizar um estudo exploratório a fim de identificar a existência de relação entre quantidade de seguidores nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) e carreira política dos deputados federais paranaenses eleitos nas eleições de 2022. Partimos da seguinte questão de pesquisa: as mídias digitais foram recursos relevantes de acumulação de capital político para os eleitos no pleito de 2022, possibilitando a consolidação de uma nova geração de deputados com alta presença na internet e com grandes quantidades de seguidores – os “outsiders - outliers”? Nossa metodologia abrangeu momentos: em primeiro lugar, coletamos informações sobre as características da carreira política dos deputados, a fim de verificar a existência de uma nova geração de deputados, estreantes na política e que acumularam capital social e político por meio da presença na internet. Para isso, coletamos informações do TSE e utilizamos a prosopografia para caracterizar os perfis dos diferentes subgrupos de parlamentares. O segundo momento da metodologia foi caracterizar a presença dos 30 deputados federais paranaenses nas principais mídias digitais por eles utilizadas ao começo do mandato, a fim de caracterizar os deputados heavy users das mídias digitais. Os resultados indicaram associações entre deputados federais que não exerceram nenhum cargo eletivo antes do ano de 2022, os categorizados como outsiders na política, com aqueles com maior quantidade de seguidores nas redes sociais, os outliers.


Palavras-chave


carreira política; deputados federais; outsiders; outliers; redes sociais.

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Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957